quarta-feira, 5 de maio de 2021

CELEBRAR O NATALÍCIO DE KARL MARX, 203 ANOS:


Hoje o mundo todo celebra os 203 anos do maior pensador de nossa história. 
Do homem artífice de uma nova ideologia, diferente de todas as que surgiram na humanidade, a que rompe com todo idealismo, com todo materialismo mecânico e vulgar, todo anarquismo, com todo socialismo utópico ou reacionário e ideologias pequeno-burguesas, elevando a nossa noção de humanidade, sociedade e história. Em resumo: artífice da ciência que trata das leis gerais que regem o desenvolvimento da natureza, da sociedade e do pensamento humano — o materialismo dialético e o materialismo histórico.


Karl Marx foi capaz de absorver as principais considerações, conhecimentos e evoluções do seu tempo e promulgou que a grande tarefa dos comunistas é não apenas "refletir sobre o mundo", mas "transforma-lo". 
Para a infelicidade de alguns liberais criminosos, que pregam que Marx vivia "preso dentro de casa apenas a escrever", Karl Marx não apenas participou, mas foi o principal dirigente das organizações revolucionárias mais avançadas do proletariado na sua época, a Liga dos Comunistas (1848-1852) e a I Internacional (1864-1872). Compreendeu o mundo pois estava agindo diretamente na sua transformação. 
Produziu o livro mais magnânimo e decisivo, norteador e perspicaz de nossa história: "O capital", que representou o grande salto qualitativo das análises e apreensões da realidade material do alemão. Dessas constatações, o Marxismo foi aos poucos se impondo como a única ideologia verdadeiramente proletária, porque científica.
Dedicou sua vida ao seu trabalho, ao seu povo, à sua classe. O melhor que podemos fazer para representa-,lo, é seguir os seus passos, compreender suas ideias e nos munir de suas armas.
A doutrina de Marx é a ciência da transformação do mundo pela via revolucionária. Essa ciência ensinou ao proletariado que, para alcançar seus fins, ele deve destruir de forma violenta a velha ordem existente, e que isso só pode ser alcançado se organizar seu próprio partido revolucionário”.
Proletários de todos os países, uní-vos! Viva os 203 anos de Karl Marx!


O movimento COMBATE, no mês de maio, mês de lutas históricas, promove a atividade "um manifesto na mão de cada trabalhador" que irá responsabilizar-se por formar novas opiniões, debater com a juventude e com os trabalhadores, acerca da urgência de compreender nossa sociedade para transforma-la radicalmente, como nos indicava o Grande Marx.

Dessa forma, listamos aqui alguns textos que podem estar servindo para entendermos melhor o surgimento da científica e toda-poderosa do proletariado, assim como seu processo de desenvolvimento dialético.


1° De Karl Marx ao Marxismo (Luta de classes, luta de duas linhas e linha de massas)  Núcleo de Estudos Marxismo-leninismo-maoísmo - Brasil (NEMLM)

2° Viva o Marxismo-Leninismo-Maoísmo Movimento Revolucionário Internacionalista

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário